Blog
Comer orgânicos vai além do sabor
O consumo e cultivo de produtos orgânicos no Brasil aumentou no último ano. De acordo com o Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o cultivo destes alimentos cresce em média 20% ao ano. Para fortalecer e incentivar o consumo de orgânicos, todo sábado no Livres contamos com a presença do chefe de cozinha da MoquAdo Comidas, Saulo Sperancini. Além de vender pães de fermentação natural, ele também prepara pratos vegetarianos feitos com produtos orgânicos.
Formado em gastronomia pela Anhembi Morumbi, Saulo se envolveu com a culinária desde muito jovem por influência de seu pai. Com quase 20 anos de profissão em diferentes áreas da culinária, já trabalhou em restaurantes como Pujol e Auturito. Hoje, além de participar de diversos grupos de estudos, para entender melhor a cultura do Brasil, trabalha com os alimentos orgânicos.
O interesse em cozinhar com alimentos orgânicos partiu de um consumo pessoal, além da garantia do sabor próprio e mais intenso de muitos ingredientes. Para Saulo, ao utilizar orgânicos, há o respeito pelo alimento, pelo produtor e pelo meio-ambiente. Segundo ele, trabalhar com orgânico vai além do sabor, “A indústria alimentícia vem tomando cada vez mais espaço no nosso cotidiano e vamos à contramão disso cozinhando, pesquisando, aprendendo e comendo”.